Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Adenáuer Novaes

O AUTOR

Adenáuer Novaes é psicólogo clínico CRP 03/2052, graduado também em Engenharia Civil (1981) e em filosofia (1986), formou-se em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1997.

Em 1973, então com 18 anos, teve seu primeiro contato com os princípios do Espiritismo, o que contribuiu para sua formação e para a estruturação de seu pensamento relacionado ao tema. Em 1974, desenvolveu estudos ainda mais consistentes ao ingressar no Centro Espírita Paulo de Tarso.

Em 1997, passou a fazer parte do Instituto Kardecista da Bahia, onde, com Luiz Gonzaga Pierre, coordenou o Curso Básico de Espiritismo. Dirigiu o Departamento Doutrinário e foi Presidente do Instituto Kardecista da Bahia por vários anos. Em 1992, atendendo inspiração espiritual, elaborou os projetos do que viria a ser a Fundação Lar Harmonia. Em 1993, junto com alguns companheiros, iniciou a estruturação do Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis, primeiro dos doze projetos da Fundação Lar Harmonia.

Pós-graduado em Psicologia Analítica, Adenáuer escreveu vários livros sobre Psicologia e sobre Espiritismo, buscando uma convergência de ideias fronteiriças. Desenvolveu estudos sobre o que chama de Psicologia do Espírito, que considera o ser humano como um Espírito Imortal. Entre 1995 e 2020 escreveu 42 livros, alguns já traduzidos para o espanhol e para o inglês.

Adenáuer idealizou e estruturou a Fundação Lar Harmonia, junto com alguns amigos, como uma sociedade sem fins lucrativos, sem filiação político partidária objetivando unir esforços em benefício da melhoria da sociedade e com o intuito de praticar o amor ao próximo como a si mesmo. Trata-se de uma organização não governamental regida por estatuto próprio, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas como também por convênios com entidades públicas. Suas atividades são executadas por voluntários e, em serviços essenciais que exigem continuidade, por pessoas contratadas. Desde 1994, a Fundação Lar Harmonia realiza um belo trabalho voltado para a promoção social de famílias carentes, oferecendo-lhes assistência médica, psicológica, odontológica, jurídica, nutricional e espiritual.